wiki

Codit Wiki

Loading information... Please wait.
Gestao de Projetos em Integracao

Gestão de Projetos em Integração

Metodologia de projeto: o nosso modelo de trabalho para cumprir dento do prazo e do orçamento

Implementar uma solução tecnológica nunca é o verdadeiro desafio. Aplicar a metodologia correta durante todo o projeto é. A metodologia de projeto assente nas melhores práticas da Codit é desenvolvida a partir de uma grande experiência, com uma forte cultura de partilha de conhecimentos e capacidade de evitar armadilhas comuns. Os métodos combinam o valor acrescentado obtido nos inúmeros projetos anteriores com experiência na tecnologia Microsoft.

Características da abordagem do projeto

Alinhamento
O alinhamento permanente com a sua empresa e com todos os centros de especialização da Codit é a chave para o sucesso.

Escalabilidade
Uma abordagem escalável e pragmática é simples para projetos de curto prazo, mas é completa e robusta para a implementação de projetos complexos e de longo prazo.

Eficácia
Uma abordagem prática enfatiza a flexibilidade, eficiência e eficácia.

Modular
Para a integração perfeita com os seus desejos, a abordagem é modular. Nunca lhe será exigido que opte pelo pacote completo; pode atribuir determinadas funções dentro da sua empresa, se preferir.

Modelo Plan - Deliver - Operate 

methodology Microsoft integration projects

 

Projetos de integração Microsoft - A metodologia mais bem-sucedida para os projetos de integração Microsoft é usar uma abordagem de ciclo fechado. Baseia-se num ciclo de vida habitual que identifica três passos principais:

  1. Planear os processos
  2. Entregar os processos
  3. Utilizar a solução de integração

Juntos criamos uma visão. Na fase de planeamento, as necessidades são analisadas em relação às soluções. É feito o mapeamento da organização, processos de negócios, arquitetura de software, infraestrutura e outros. Realizamos uma avaliação dos objetivos e necessidades. O desenho do projeto irá compatibilizar as necessidades nas áreas técnicas e funcionais. Em última análise, todas as atividades para realizar o projeto eficazmente serão planeadas e calculadas.

O passo Deliver é um alicerce fundamental para entregar projetos com sucesso, no prazo, de acordo com as especificações e dentro do orçamento. Os especialistas em tecnologia cumprem no momento certo os processos específicos do projeto, de acordo com as melhores práticas, as normas da indústria e as lições aprendidas.  

Três fases distintas:

  • Desenho - desenhamos a solução 
  • Construção - construímos a solução 
  • Validação - validamos a solução 

A abordagem do projeto é baseada num conjunto de melhores práticas, normas da indústria como a PRINCE2 e a nossa experiência - de mais de 14 anos - com projetos de clientes. Iremos sempre procurar um equilíbrio saudável entre uma abordagem orientada para o processo e uma abordagem pragmática.

Após o seu projeto ser construído e validado, implementamos a solução. A Codit pode assumir a responsabilidade pela manutenção e suporte ou transferir o conhecimento operacional para a sua equipa interna de suporte. Sempre de acordo com processos padronizados, as melhores práticas e o SLA definido. A unidade de Managed Services da Codit apoia, mantém e adapta a sua plataforma de integração para garantir a continuidade das operações da sua empresa todos os dias.

Boas práticas - princípios

As equipas da Codit são treinadas para conhecer os princípios da metodologia de projeto da Codit:

  • Manter um foco claro nos objetivos do projeto, conforme definido no plano de negócios
  • Organizar a gestão do projeto voltada para as necessidades do projeto e centrada na proatividade e na eficiência
  • Dividir o projeto em partes geríveis (fases e unidades de trabalho) para minimizar os riscos e aumentar o controlo 
  • Aplicar um plano de gestão da qualidade (plano de teste) para garantir que o produto entregue cumpre os requisitos predefinidos
  • Agir com consciência dos custos ao desenvolver soluções de integração
  • Comunicar clara e proactivamente sobre o progresso do projeto, produtos, resultados, riscos, etc.

O que dizem os especialistas

Definir e implementar uma metodologia para os projetos é o segredo para o sucesso! Isso garante a flexibilidade, para a sua organização poder implementar novas integrações de qualidade em pouco tempo.

Serge Verborgh, Country Manager, Codit

Integração